Histórias de todos os dias que a brisa da tarde faz entrar pela minha janela. Histórias com aroma de jasmim, salpicadas do azul que reveste o oceano longínquo...

15
Jul 09

Há já algum tempo que não passava por aqui. A ocupação tem sido mais do que muita.

Hoje gostaria de deixar, em jeito de agradecimento, um pequeno esboço de história (desenhado à pressa) para os "meus 24 magníficos". Eles sabem quem são.

 

Era uma vez...24 formandos
 
Era uma vez uma casa tão grande que mais parecia um palácio. Conhecem o palácio Madeira Torres? É esse mesmo: o palácio das fadas e dos magos da sabedoria, que tecem durante todo o tempo saberes para colorir a vida de centenas de crianças.
Era uma tarde de Verão quente e todos estavam muito ocupados com o encerramento do ano lectivo. Mas uma bruxa má, muito poderosa, havia lançado um feitiço (sob a forma de lei) que obrigava todos aqueles magos e fadas a ficar encerrados, com muito calor, na sala mágica do palácio Madeira Torres, durante três horas, duas vezes por semana. Assim seria até ao dia 14 de Julho, sob pena – se não cumprissem – de ver ameaçada a sua avaliação.
Nenhuma das fadas ou dos magos, por mais que tentasse, conseguiu quebrar o encanto. Por isso, a profecia tinha que cumprir-se.
Assim, naquele dia 16 de Junho, cada um foi entrando na sala mágica e misteriosa, pensando no que iria acontecer. Como o mistério anda sempre de mão dada com o perigo, ninguém estava seguro.
Do fundo da sala, uma figura pequena e rebelde tentou atenuar a malvada profecia e disse:
- Não querem ir embora? Ainda estão a tempo…Provavelmente estão no local errado. Há outras alternativas…
Os magos e as fadas lá foram dizendo que ficariam e que a maldição da bruxa tinha que consumar-se. Ninguém deu ouvidos à pobre figura pequena e rebelde.
Naquele fim de tarde, depois de três horas a falar de fadas, duendes e outros seres, já todos tinham percebido a dimensão da maldição. No entanto, pouco havia a fazer e desistir era uma palavra que não constava do vocabulário daquele simpático grupo.
Entretanto, a tal pequena figura rebelde ia pensando na melhor maneira de levar a cabo a profecia da bruxa má, contrariando a sua maldade.
O tempo ia passando, mas o calor não dava tréguas. Também ele fazia parte do castigo.
A pouco e pouco, magos e fadas encheram-se de coragem e foram-se dando a conhecer.
A fada Lúcia foi das primeiras. Obstinada e objectiva, com ela é sempre a direito.
- Não preparo a sala. Leio e pronto. E, já agora, utilizo tudo de forma pedagógica.
Disse-o num fôlego e de forma definitiva. Porque a fada Lúcia era assim mesmo: definitiva.
Mas a fada Rute contrapôs:
- É tão bom trabalhar histórias. Eles gostam tanto. Tenho um avental mágico que constrói histórias vindas do fim dos tempos…E o sorriso iluminou-se-lhe, porque esta fada tinha o dom de saber sorrir.
A fada Maria João respondeu:
- Podias trazer. Eu também adoro histórias. Tenho até um livro que marcou a minha infância…
E a serenidade continuou a transparecer de todos os seus traços. Era a imagem da tranquilidade, a fada Maria João.
Mas a fada Anabela, que gosta mesmo de príncipes encantados e cavalos brancos, disse:
- Esta história não me cheira. Afinal, o que é uma carrapatinha?
E a confusão estava instalada. A aventura começava ali.
- E se partilhássemos as nossas experiências? Talvez a maldição não fosse tão pesada – ouviu-se.
Se bem o disseram, melhor o fizeram. Abriram portas à fantasia e foi um verdadeiro desfile de poções e receita mágicas, de dons concedidos e a conceder. Aconteceu verdadeira magia na sala mágica…
Com o decorrer do tempo, outros magos e fadas decidiram mostrar um pouco mais de si.
A fada Ana Luísa começou a torcer o nariz aos ingredientes:
- Eu leio. Não conto. Dizem que leio muito bem. Mas não conto. E as fadas vêm de onde? O que são histórias tradicionais?
As interrogações sucediam-se e a dúvida parecia instalada.
- Vê-se que não estiveste na primeira sessão. – disse a fada Helena. E tirou um livro já maltratado pelo tempo e pelo uso. – “Este é da minha infância e ainda hoje o utilizo…” A voz tremeu, a emoção flutuou e a ternura dos seus olhos serenos inundou o espaço. A fada Helena era muito convicta e via-se que gostava do livro, a valer.
De súbito, uma caixa cor-de-rosa disparou para a mesa redonda, com a fada Catarina a tentar segurá-la. Vinha cheia de magia e não conseguia estar sossegada, pois os seus habitantes eram irrequietos
A fada Catarina abriu-a, tirou o livro que lá se encontrava e deu liberdade momentânea àqueles seres que, rapidamente, ganharam vida. A sensibilidade daquela fada era o seu maior dom e ela partilhou-o com todos.
- Contei esta história na escola da minha filha e, ainda hoje, algumas crianças (agora já crescidos) me falam dela. Resolvi trazê-lo. - disse
Bonecos e livros andaram de sarabanda em todas as mãos.
- Não percebi bem o que se pretendia e trouxe As Férias do Caracol – disse a fada Ida. E, com toda a garra, mostrou as imagens da história, enquanto falava com entusiasmo, de modo a desafiar a nossa imaginação.
- Nós também fizemos um Power Point – disseram em coro as fadas Anabela e Edite – Foram os meninos que o realizaram… Como num sonho, fomos transportados pelo ar dentro de uma bola de sabão. Mas não era uma bola de sabão qualquer. Era uma Bola de Sabão Mágica.
- Pois eu - disse o mago Salvador, convicto e bem-humorado – trabalhei a Menina do Mar e as Fábulas.
E num ápice, mostrou as ilustrações e a história recontada. Aquela, garanto, não era uma edição comercial ou de publicidade. É que o mago Salvador preocupava-se com as questões de Marketing e publicidade associadas às vendas dos livros. Mesmo sendo um mago solitário, rapidamente se adaptou e a sua boa disposição contagiou todos.
Entretanto, timida e sorrateiramente, a fada Karen tinha tomado o seu lugar. E enquanto ela falava, com voz de fada (que não é uma voz qualquer) ouviam-se cigarras e formigas que passavam – ternurentas – de mão em mão.
- Eu também trabalhei uma lenda – disse a fada Luísa. E acrescentou rapidamente: - Não sei se é a verdadeira, mas não sabia outra e usei esta.
Fez-se chuva e vento e Novembro tomou conta da sala. S. Martinho tinha chegado mais cedo. Nem foram precisas mais palavras para ver o carinho com que a actividade foi feita. Bastava olhar as fotografias…
- Bom, eu não deixo que eles pintem as nuvens de azul. As nuvens não são azuis. – disse a fada Luísa num pronto. Prática, esta fada queria tudo muito definido e certinho. Era mesmo palavra de fada! Seria um caso perdido? Tudo ainda podia acontecer na sala mágica do palácio…
Muito calada e sossegada, no seu cantinho, a fada Júlia surpreendeu todos quando disse:
- Eu conheço a “Lenda do Céu”.
Esta fada raramente se manifestava, mas parecia absorver todas as receitas que iam sendo dadas. Fada reservada esta…
Mesmo ao lado, a fada Conceição era muito curiosa e fazia perguntas. Ainda que não não perguntasse, as suas intervenções eram muito pertinentes. Uma boa fada sabe sempre o que fazer e quando fazer…
- Pois eu acredito em histórias. Trouxe alguns exemplos em cartões. Só faltou escrever a frase por trás. Mas vou fazer. – disse a fada Luísa com o seu ar maternal de quem quer proteger o mundo.
Muito mais corajosa foi a fada Natividade. Cheia de energia aceitou o desafio de contar uma história. A princípio estava nervosa…”tanta gente”, pensou “ e tão crescidos…” Mas depois, com a boa disposição que a caracterizava, foi em frente. E resultou.
- Ah, esqueci-me no outro dia de trazer um livro circular que se pode fazer para trabalhar o ciclo da água. Mas hoje trouxe. – disse a fada Lúcia.
E o livrinho circular da disponível fada foi circulando pela sala, até ficar para sempre nas mãos das fadas Edite e Anabela.
- Percebi, agora, que conto histórias à “palhaço”. Vou ter que conter os gestos. – disse a fada Susana com ar decidido. – “Não, eu não conto. Leio.” – concluiu. A fada Susana não era muito faladora, mas era interessante.
- Deixa lá, eu também leio – avançou timidamente o mago Elias, que segurava na mão O Aquário. “ E mais” – continuou – “afinal o livro tem boas ilustrações e eu pensava que não..”, suspirou.
 Da boca do objectivo e calado mago João Carlos nem uma palavra. Impenetrável.
- Eu tinha medo de ter uma desilusão e ver cair por terra todas as histórias e personagens de que gostava, disse a fada Márcia. No seu tom quente fez soar a frase como se fosse mesmo um dos seus piores receios. E continuou:
- Aproveito para dizer que comprei este livro no supermercado. Adorei a ilustração e disse à minha mãe que tinha que o comprar…
E ficou suspenso. Era um livro magnífico, cuja origem da história a fada Márcia não conhecia muito bem. Mas ficou feliz, quando se apercebeu que tinha feito uma escolha inteligente.
- Este está desmaiado. As cores são muito desmaiadas e não gosto dele. – adiantou o mago José. Era um mago reservado e não estava de todo apaixonado por estas coisas de fadas.
Um dia chegou à sala a fada Henriqueta. Vinha mais tarde, mas ia juntar-se a todo o grupo. A sua persistência fez dela um exemplo e, sem nos apercebermos, trouxe consigo o momento mágico do Natal.
Tempos depois, fadas e magos viram chegar ao fim a profecia. Tinha-se cumprido. Mas, nessa altura, já não era aprendizes e as nuvens podiam ser de qualquer cor. Mesmo aos quadrados ou às riscas. Comprar um livro era agora mais difícil, pois a escolha tinha que ser bem feita, e muitos ensaios para contar tomavam o seu curso.
Era tempo de voltar aos seus reinos, descansar e preparar novas poções e receitas, pois no próximo ano é necessário voltar a colorir o sonho dos saberes de centenas de meninos.
 
NOTA: a figura pequena e rebelde ficou muito feliz, pois tinha contribuído para que a profecia da bruxa malvada não se cumprisse em todo o seu rigor e, por isso, não fosse tão pesada.
Assim, foi com alegria que viu voltar aos seus domínios verdadeiros magos e verdadeiras fadas da sabedoria que acreditam que o mundo do “Era uma vez..” pode, de facto, ser encantado.
 

 

publicado por I.M. às 15:26

Gostei!
Claro que já sabia que iria sair algo assim...
:)
Pois...ainda espero q uma fada...por 13 fadas...
É bom sonhar, imaginar-nos no mundo mágico de fadas, duendes, princesas e principes q aparecem nos seus cavalos brancos p nos salvar.
Teriamos um mundo mundo melhor se todos sonhassem assim...
Thanks.
Até!
pink a 15 de Julho de 2009 às 19:25

Adorei estar neste Palácio encantado com esta “Bruxa” que acho que era a FADA da SABEDORIA e de receber este feitiço de aprofundar a origem das histórias e de transformar uma história grande e difícil numa história Maravilhosa e Mágica.
OBRIGADO
Luisa Perdigão
luisa perdigão a 15 de Julho de 2009 às 20:48

Acabei de ler a história. Parabéns pela originalidade, pela imaginação e pela capacidade de observação. A acção foi muito enriquecedora a todos os níveis e vai alterar a prática pedagógica de muitos dos colegas. Tudo de bom...
Cumprimentos do
mago José Duarte
Anónimo a 17 de Julho de 2009 às 19:37

Li a história quando ela ainda cheirava a fresco, mas faltou-me a "coragem" para comenta-la. O primeiro passo nos comentários seria o meu e isso , sim, traumatizar-me-ia. Neste mundo comandado pelo sonho e pela magia, eu sabia que a "bruxa má" de que a história fala era uma FADA; disfarçada de "bruxa má" para pôr os seus magos e fadas a repensar a SUA história.Pois todas as histórias que com eles/elas se cruzem daqui em diante jamais serão olhadas com os mesmos olhos.

Hoje recordei. Recordei o dia em que subtilmente aquela " "bruxa" arranjou forma de se dar a conhecer. Recordei a adrenalina do primeiro encontro (cheguei super atrasada e isso irritava-me).

A magia estava lançada e a "maldição" surgiu como fundo e deu aquele toque de perfeição. Fiquei pouco, tão pouco tempo que nem dei importância.

Voltamos a ver-nos? Claro que sim!!! A magia é regida de sonho e este não podia simplesmente terminar assim...

Assisti ao segundo encontro e mais uma vez fiquei tão pouco tempo. Mas a "maldição" entrava-me na alma . Senti que entrava no mundo do faz de conta ao som de uma das minhas musicas preferidas. Sim, senti, mas parti logo de seguida, a profissão chamava-me...

Outras musicas e outro encontro. Desta vez não fui roubada pelo tempo. Estranhamente o tempo parou. Sem que ninguém soubesse, bebia cada palavra de
um trago. Eu até achava que as Parcas eram agasalhos para a chuva!!!! Vim a descobrir que eram 3!!!! E de facto "agasalhavam" as histórias...
Decidi deixar correr, e correu... Foi perfeito. Eu apenas queria viver aquele momento. Foi o que aconteceu!!

Voltámos a encontrar-nos, e a sensação era estranha. Eu lia a alma através dos olhos,mas desnorteava-me quando a "malvada" mudava o rumo a uma velocidade alucinante.

Aquele momento era um sonho e não queria despertar...Era demasiado puro! Pela primeira vez entendia a dificuldade de contar uma história. Pudera!!!! Eu nunca tinha lido o seu passado, não tinha entrado nela... não a tinha desfragmentado... Como poderia senti-la o bastante para a contar???

Tentei assimilar tudo, como se não houvesse amanhã, parecia um desvaneio meu, mas o prazer de ouvir aquela "bruxa" dava-me uma vontade imensa de chegar a casa e só parar quando encontrasse as minhas respostas.

Nunca mais esquecerei aquelas semanas, aquele sonho, a carrapatinha ... ( se eu vos contasse o que é um carrapato na minha terra!!!!! ehehehhe)

Nunca mais esquecerei aquela "bruxa" malvada, que mudou (diria eu), para sempre talvez, a forma como olho uma história.

De igual modo recordarei com carinho aquele grupo tão magico quanto esta história. Creio que foi essa "bruxa" que nos tornou magnificos!!!! E se um dia deixar de sonhar, acordem-me. Estarei concerteza a ter um pesadelo.

À "bruxa" nenhuma palavra mágica é suficiente para lhe agradecer. Resta-me uma : OBRIGADA!!


P.S. Aguardo pela parte II :)))))))

fada Isabel a 21 de Julho de 2009 às 23:28

RSS
pesquisar